top of page

Centro Acadêmico Adolfo Lutz

Fundado em 22 de maio de 1963, o Centro Acadêmico Adolfo Luz, CAAL, é a instituição representativa dos estudantes de Medicina da Unicamp, consistindo em um espaço aberto e democrático para a discussão de questões pertinentes à formação médica, seja no âmbito institucional da própria universidade, seja num contexto mais amplo.

Quanto à estrutura, a gestão atual, Contracorrente, possui uma formação horizontal, isto é, todos os membros são colaboradores ativos e corresponsáveis, possuindo o mesmo poder de voz e responsabilidade na execução das tarefas. Para tornar mais eficiente a concretização dos objetivos, os membros foram divididos em seis coordenadorias, mais uma coordenadoria geral com a função interna de centralizar a organização.

Além disso, o CAAL consiste em uma oportunidade de vivência e convivência, em que você sai daquele sistema em que esteve imerso durante toda a sua vida acadêmica de ouvir passivamente, absorver e reproduzir, aprendendo a ouvir e a ser ouvido, e passando a construir conjuntamente a luta estudantil. Nesse processo, muitos se depararam com inúmeras experiências e aprendizados que não se ensinam nos livros e nem nas salas de aula.

reivindicações  por  melhorias  e benefícios aos estudantes. Temos representantes na Câmara de Graduação (CEG) e na Congregação.

 

Além disso, o CAAL estimula a participação no Movimento Estudantil, por meio da participação em encontros, congressos e reuniões, a fim de discutir os entraves e questões políticas que envolvem a educação médica e lutar por melhorias em todos esses aspectos.


Outra atribuição do CA é promover projetos de extensão que levem nosso aprendizado para a comunidade fora da Unicamp e possuam potencial transformador.


Também somos encarregados da promoção de eventos culturais - como o ShowMed, uma apresentação de talentos - que contribuam não somente para a diversão, mas também para a obtenção de conhecimento tanto na área médica quanto em tópicos das ciências humanas que são essenciais para a formação de um profissional crítico e completo.

Cabe à gestão anualmente eleita manter um canal direto e permanente de contato com os estudantes, oferecendo informações e promovendo espaços, abertos a todos que queiram participar, de discussões, debates e tomada de decisões. Nesses espaços, os impasses, as sugestões e os posicionamentos dos estudantes são discutidos para serem posteriormente defendidos perante  os  órgãos  da  Faculdade  em busca   de   serem   contemplados   -   como,   por   exemplo,

Carta de Apresentação da Contracorrente

É certo que somos condicionados a fechar os olhos para as doenças da sociedade em que vivemos. Patologias essas relacionadas à estrutura social, ao desenvolvimento científico incoerente à população, ao sistema de economia paradoxal e gerador de injustiças como próprio alicerce, ao ensino médico duvidoso no cuidado humano, entre tantas outras. A mecanicidade da rotina parece consumir o nosso tempo e nos fazer crer que isso tudo é natural, aceitável ou normal.


Indispensável é, todavia, ser contra toda essa forte corrente que nos prende cegos da realidade. Defendemos, substancialmente - por isso -, que o eixo que orienta um Centro Acadêmico deve ser o papel de articular e mobilizar os estudantes que representa - também junto ao Movimento Estudantil em geral -, para que juntos questionemos o curso desta corrente, unamos forças e resistamos, sempre tentando abrir os olhos.


Para que isso seja possível em nosso âmbito, temos como ideal uma gestão democrática, que promova reuniões abertas e com direito a voz e voto a todos e todas, igualmente; que tenha boa organização interna, bem como divulgação eficiente para alcançar o máximo de pessoas possível. Além disso, a gestão que queremos deve pensar e articular com os estudantes atividades para debater acerca do tripé universitário - ensino, pesquisa e extensão -, utilizar-se da arte e da cultura para trazer reflexões ou simplesmente momentos de lazer e interação entre os estudantes; se relacionar com entidades externas a sua constituição e combater qualquer tipo de opressão que se manifeste em nossa faculdade e sociedade.


Queremos continuar a construção de um Centro Acadêmico crítico e ativo, fundamentalmente em conjunto aos estudantes. Um cardume de gente pode resistir, fazer reexistir e libertar - nem que a longo prazo - dessas correntes que prendem o viver ao parvo sistema. Nossa ação coletiva é, sim, transformadora: podemos ser contracorrente.

Este site foi elaborado por algumas e alguns estudantes de medicina da Faculdade de Ciências Médicas da Unicamp, com o objetivo de auxiliar as calouras e os calouros durante o primeiro ano, especialmente, nas primeiras semanas. Esperamos que essa ideia seja continuada pelas próximas comissões, sejam elas integradas ou não,  e desejamos muitas boas-vindas!

bottom of page