
Centro Acadêmico Adolfo Lutz
Fundado em 22 de maio de 1963, o Centro Acadêmico Adolfo Luz, CAAL, é a instituição representativa dos estudantes de Medicina da Unicamp, consistindo em um espaço aberto e democrático para a discussão de questões pertinentes à formação médica, seja no âmbito institucional da própria universidade, seja num contexto mais amplo.
Quanto à estrutura, a gestão atual, Contracorrente, possui uma formação horizontal, isto é, todos os membros são colaboradores ativos e corresponsáveis, possuindo o mesmo poder de voz e responsabilidade na execução das tarefas. Para tornar mais eficiente a concretização dos objetivos, os membros foram divididos em seis coordenadorias, mais uma coordenadoria geral com a função interna de centralizar a organização.
Além disso, o CAAL consiste em uma oportunidade de vivência e convivência, em que você sai daquele sistema em que esteve imerso durante toda a sua vida acadêmica de ouvir passivamente, absorver e reproduzir, aprendendo a ouvir e a ser ouvido, e passando a construir conjuntamente a luta estudantil. Nesse processo, muitos se depararam com inúmeras experiências e aprendizados que não se ensinam nos livros e nem nas salas de aula.
reivindicações por melhorias e benefícios aos estudantes. Temos representantes na Câmara de Graduação (CEG) e na Congregação.
Além disso, o CAAL estimula a participação no Movimento Estudantil, por meio da participação em encontros, congressos e reuniões, a fim de discutir os entraves e questões políticas que envolvem a educação médica e lutar por melhorias em todos esses aspectos.
Outra atribuição do CA é promover projetos de extensão que levem nosso aprendizado para a comunidade fora da Unicamp e possuam potencial transformador.
Também somos encarregados da promoção de eventos culturais - como o ShowMed, uma apresentação de talentos - que contribuam não somente para a diversão, mas também para a obtenção de conhecimento tanto na área médica quanto em tópicos das ciências humanas que são essenciais para a formação de um profissional crítico e completo.